A candidatura do projecto "MAR - Madeira Artistas em Residência" apresentada pela Porta 33 no âmbito do Programa Operacional de Valorização do Potencial Económico e Coesão Territorial da Região Autónoma da Madeira (INTERVIR+) foi aprovada.

"MAR - Madeira Artistas em Residência" a executar até Dezembro de 2010 procura garantir uma maior eficácia da Porta 33 pelo reforço do programa de residências que constitui um dos pólos principais da actividade da instituição, a partir de uma estabilização da periodicidade de artistas visitantes realizada por convite e do trabalho de parcerias a implementar com outras instituições.

Da experiência realizada anteriormente com as residências de curadores, críticos e ensaístas o projecto 'MAR - Madeira Artistas em Residência' pretende criar um conjunto de intervenções com a realização de seminários e workshops e fazê-lo consequentemente de forma a estruturar um programa artístico que se assuma pela sua importância, originalidade e regularidade. Estas acções desenvolvidas em articulação quer com a criação artística, quer com a reflexão sobre os valores dessa criação, constituem factor fulcral na concretização do projecto promovido pela Porta 33.

"MAR - Madeira Artistas em Residência" rentabiliza a experiência acumulada pela Porta 33 e reforça o intercâmbio com o meio artístico, o que muito vem valorizar a dinâmica local das actividades culturais. Com o aumento da capacidade para assegurar trabalho especializado e utilizar equipamento tecnológico será potenciada a vocação da Porta 33 para a prestação de serviços na área do estudo e do incentivo à criação artística.

"MAR - Madeira Artistas em Residência" assume-se como o instrumento de gestão estratégica, de uma instituição cultural, a Porta 33, com vinte anos de actividade sistemática e contínua. Trata-se pois de potencializar uma acção de uma instituição inserida numa comunidade ultraperiférica, com relações nacionais e internacionais consolidadas, assegurando a utilização de tecnologias de comunicação e de informação na sua relação com a comunidade onde se insere e aprofundando as sinergias entretanto criadas no campo artístico.

Top