Calendarização (em construção)
SÁBADO 26 de JANEIRO de 2019

CAMINHO
workshop de desenho por
Rui Horta Pereira 

15h — 19h

LOTAÇÃO MÁXIMA: 20 participantes por sessão.
Gratuito mediante inscrição, na PORTA33,
de terça a sábado das 16h às 20h | por telefone 291 743 038 / 91 616 57 20 | por email:porta33@porta33.com

Caminho
Rui Horta Pereira

Por uma razão insondável que não me ocorre ou sequer descortino, fui uma noite entre afazeres desenhados interpelado pela seguinte questão: Existem comboios nas ilhas? Foi assim de uma forma desconcertante que “cheguei” ao Caminho (de ferro) do Monte.
Mal conheço o território e as suas espeficidades e não tendo a resposta ou as respostas obedecido à obsessão imediata de as obter, fiquei com a ideia do caminho para a minha deriva, para de alguma forma nortear um projeto que implicasse um jogo metafórico, que extrai-se experiências gráficas de um passeio repetido umas quantas vezes, que obtivesse os resultados e os frutos da exaustão da subida e do cansaço da descida, que definisse momentos e ritmos de apreensão sensorial  de contemplação e reflexão. Uma proposta que é determinada  improvisada e consolidada no local. Se tudo correr bem, no sábado (ou todos os dias) desenharemos esse caminho. Se tudo correr bem redesenharemos esse caminho, no caminho…

Algumas Ideias chave :
A irreversibilidade do desenho;
A repetição e o automatismo do acto gráfico;
O distúrbio da exaustão ou um recentramento dos sentidos;

Algumas invocações e passagens: Henry David Thoreau; Erling Kagge; Carlos Drummond; António Damásio; Joseph Conrad; Jean Giono

Procedimento:
Durante a semana de residência perfazer diariamente o mesmo caminho (do monte) definindo diversos registos e premissas que serão apresentadas no final da semana, constituindo  pretextos para exercícios a executar com os participantes;
A sessão pressupõe uma parte inicial expositiva curta do trabalho geral e da semana em particular e, uma parte pratica com materiais simples ( se possível a ação decorrerá no exterior - caminho).

Rui Horta Pereira, 2018

Rui Horta Pereira
" # Purgo do dia, folhas encontradas e recortadas num caminho ", 2013

Top