DESENHOS ESTRANHOS — UNCANNY DRAWINGS | Colecção Madeira Corporate Services
Curadoria Adriano Pedrosa
PORTA33 — 22.02.2008 — 03.05.2008

ARTISTAS
Armando Andrade Tudela
Ryoko Aoki
Benjamin Cottam
Dawn Clements
Rui Carvalho
Rui Chafes
Sandra Cinto
Trisha Donnelly
Roland Flexner
Jeff Gabel
David Haines
Mona Hatoum
Diango Hernández
Scott Hunt
Emly Jacir
Leonilson
Jorge Macchi
Gilberto Mariotti
Robert McNally
Oscar Muñoz
Peggy Perheim
Jack Pierson
Mauro Piva
David Shrigley
Edgard de Souza
Rikrit Tiravanija
Janaína Tschäpe
Susan Turcot
Lucy Wood
Carla Zaccagnini

Desenhos Estranhos [Uncanny Drawings]” é a terceira exposição da Colecção Madeira Corporate Services na Porta 33, no Funchal, onde ela se encontra depositada. A colecção, bem como todas as suas exposições até ao momento, foram comissariados pelo brasileiro Adriano Pedrosa. A primeira mostra, em 2005, sob o título de “Desenhos: AZ”, incluia obras de todos os artistas contemporâneos presentes na colecção até aquele momento, apresentando um significativo (embora necessariamente incompleto) panorama do desenho contemporâneo. Em 2006, um livro foi publicado com o mesmo título.
Com a segunda mostra na Porta 33, deu-se início a uma série de exposições com o objectivo de investigar a colecção, explorando múltiplas possibilidades de recortes curatorias mediante leituras de obras e de articulações entre elas. Esta mostra, em 2007, teve como título “Drawing is a verb”, uma citação da famosa frase de Richard Serra, que sublinha o carácter eminente processual do desenho. Além de desenhos em papel, a exposição incluía um conjunto de cinco vídeos que de algum modo se relacionavam com a questão do desenho (e do seu processo).
Após uma exposição que enfatizava o carácter processual das obras, pareceu-nos interessante apresentar uma mostra cujo partido curatorial fosse mais temático-narrativo. Neste contexto, foi eleito “o estranho”, que se refere ao famoso texto de Sigmund Freud Das Unheimliche, [The Uncanny], de 1919.
O estranho pertence ao campo da estética, como diz Freud, e é talvez um dos mais ricos e complexos temas estéticos. O seu emprego na interpretação e leitura da arte contemporânea não é novidade—um cruzamento entre “uncanny” e “contemporary art” no google resulta em mais de 32 mil citações. O curto texto de Freud articula de maneira brilhante uma série de temas que se conectam e se desdobram: aquilo que nos causa medo ou terror, o duplo e a repetição, o espelho e a sombra, a morte e o corpo morto, a cegueira, a mutilação e a castração, os pedaços de corpo e o corpo em pedaços, o espírito e o fantasma, aquilo que nos é estranho e não-familiar, mas também aquilo que é tão repugnante e aterrorizador justamente porque subitamente se revela como algo que estava até então escondido ou reprimido em nosso interior ou em nossa casa.

As obras presentes na exposição foram seleccionadas tendo em vista este conjunto de temas. Optou-se por “desmembrar” o trabalho de Emily Jacir, From Paris to Riyadh (drawings for my mother) - Fevrier 1992, 1999/2001, composto por 114 folhas de desenhos, dispersando a obra em sub-conjuntos de desenhos e posicionando-os entre outros trabalhos da exposição. O trabalho de Jacir, que retrata pedaços de corpos de mulheres em preto e cinza, desempenha um estranho papel de intertexto na exposição.

Adriano Pedrosa


Adriano Pedrosa is an independent curator, editor and writer based in São Paulo. He has published in Artforum (New York), Art Nexus (Bogota), Art+Text (Sydney), Bomb (New York), Exit (Madrid), Flash Art (Milan) and Frieze (London). Pedrosa was adjunct curator and editor of publications of the XXIV Bienal de São Paulo (1998), co-curator and co-editor of publications of the 27th Bienal de São Paulo (2006), curator of Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte (2001-2003), curator of InSite_05, San Diego/Tijuana (2005). He was a juror of the UNESCO Prize for the Promotion of the Arts (Istanbul Biennial, 2001), of the Prémio EDP Novos Artistas (Serralves Museum, Porto, 2003), and of the Hugo Boss Prize (Guggenheim Museum, New York, 2004). He has worked with art fairs—giving talks, organizing debates, as well as curating special sections—such as Miami Basel, Circa, in San Juan, Arco, in Madrid, and Zona Maco, in Mexico City. Currently he is curator of Coleção Paulo A. W. Vieira (Rio de Janeiro and São Paulo), Colecção Teixeira de Freitas (Lisbon), and Colecção Madeira Corporate Services (Funchal, Portugal), and he is artistic director of the 2nd Trienal Poli/Gráfica de San Juan, Puerto Rico (2009).

Desenhos [drawings] : A - Z : Colecção Madeira Corporate Services / textos Alexandre Melo, Adriano Pedrosa, Carla Zaccagnini

AUTOR(ES):

Melo, Alexandre, co-autor; Pedrosa, Adriano, co-autor; Zaccagnini, Carla, co-autor

PUBLICAÇÃO:

Funchal : Colecção Madeira Corporate Services, cop. 2006

DESCR. FÍSICA:

[272] p. : il., color. ; 25 cm

VER MAIS: