Vou-te contar uma história: Colecção Madeira Corporate Services Curadoria Delfim Sardo Porta33 >17.10.2008 > 13.12.2008
O título [Vou-te contar uma história:] vernacular e directo, aponta o caminho desta exposição: trata-se de entender o desenho como um processo narrativo, que conta uma história de alguém para alguém.

Assim, o pressuposto desta exposição da colecção Madeira Corporate Services foi o de encontrar aqueles desenhos que, mais do que centrarem-se numa perspectiva formal ou decididamente conceptual da prática do desenho, fazem sobrepor a esse entendimento uma vontade narrativa, um desafio ficcional, o mapeamento de um pensamento, de um processo político ou, pura e simplesmente, da vida.

Desta forma, muitas das valências do desenho contemporâneo encontram nesta exposição formas diversas de concretização: desde o uso sequencial de séries de imagens que implicam uma sequência narrativa – quase como um proto-cinema –, até tipologias próximas do "mind maping", dos desenhos informais e autobiográficos, das formas de desenho derivadas da banda desenhada, etc. Na diversidade das propostas há um eixo comum de projecção para o espectador dos eventuais sentidos da narração, podendo esta não ser mais do que intuída ou sugerida.

É neste sentido que foi incluído um breve trecho de um filme de Pedro Almodóvar, ("Átame!", de 1990), no qual um personagem desenha, para outro, a história da sua vida. É este o sentido de desenho que foi procurado na enorme diversidade da colecção Madeira Corporate Services, já objecto de outras apresentações a partir de outros pontos de vista na Porta 33.

Delfim Sardo

Pedro Almodóvar, Átame, 1990
Excerto [Excerpt], DVD, 1m 30
Pedro Almodóvar, Átame, 1990
7 fotografias da projecção [7 photos from projection]

Top