CHASSEURS DE TEMPÊTES (STORM HUNTERS)
Curadoria de Alice Bonnot

PORTA33 — 19 de Março — 25 de Junho 2022
Temporada Portugal–França

JOSÈFA NTJAM, PAULO ARRAIANO, PEDRO VALDEZ CARDOSO, REBECCA BRUEDER
Curadoria de Alice Bonnot


De 19 Março a 25 de Junho 2022
Inauguração [opening] Sábado, 19 Março — 18h

chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes
chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes
chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes chasseurs de Têmpetes
Temporada Portugal-França 2022
Editorial

Imaginada e concebida por uma equipa inteiramente luso-francesa, a Temporada Portugal-França 2022 foi preparada durante o período de incerteza e questionamento imposto pela pandemia global, perturbando os hábitos laborais e sociais e tornando urgente fazer as perguntas certas.

Neste contexto, como poderemos melhor refletir a relação entre os nossos dois países no espaço europeu? Como poderemos aproveitar ao máximo a oportunidade que nos foi dada de reunir artistas, cientistas, intelectuais, estudantes, professores e empresários? Como poderemos fazer jus aos talentos dos nossos jovens em Portugal, em França e em toda a Europa? Como poderemos ajudá-los a encontrar soluções para os imensos desafios que os esperam? Como poderemos aproveitar esta Temporada para apoiar iniciativas que contribuam para a construção de uma sociedade europeia mais igualitária, acolhedora e solidária, que aumente as nossas hipóteses de sucesso e ofereça o quadro humanista necessário para viver e trabalhar em conjunto?

Optámos por promover tanto quanto possível a colaboração e a co-construção entre parceiros culturais e científicos dos dois países, com base na cooperação regional e em iniciativas locais. Muitos atores aproveitaram esta oportunidade para abrir - ou reabrir - o diálogo com os seus homólogos do outro lado da fronteira sobre assuntos de interesse comum, e renovar as suas práticas inspirando-se no ponto de vista do outro. Após mais de dois anos de preparação, todas as questões que percorrem as nossas sociedades sobre a emergência ecológica, a preservação do planeta ou a construção de modelos mais inclusivos e solidários, reforçados pelos efeitos da pandemia, encontraram um eco particular nos projetos que selecionamos.

A Temporada Portugal-França pretende, assim, levantar estas questões e fazer-se eco dos desafios e reflexões que marcam a Europa do século XXI.

Para além de um programa que destaca a Europa da Cultura, a Temporada Portugal-França 2022 pretende assumir um compromisso concreto com os temas que nos unem e que os nossos dois países defendem: a transição ecológica e solidária, nomeadamente através do tema do Oceano e da bio-inspiração, a igualdade entre mulheres e homens, o respeito pela diferença e os valores da inclusão.

Para abrir a Temporada, dois grandes fóruns, organizados sob a Presidência francesa do Conselho da União Europeia, constituem uma oportunidade para rever o conhecimento científico especializado europeu no domínio dos Oceanos e para partilhar e divulgar as melhores práticas daqueles que, na Europa, aplicam a igualdade de género e trabalham para uma representação mais justa das mulheres a todos os níveis da sociedade e em todas as profissões.

Através de mais de 200 eventos, e com vista a alargar as bases da nossa cooperação, a Temporada Portugal-França 2022 pretende destacar as numerosas colaborações entre artistas, investigadores, intelectuais, estudantes ou empresários, entre cidades e regiões, instituições culturais, universidades, escolas e associações: tantas iniciativas que ligam profundamente e de forma sustentável os nossos territórios e contribuem para a construção da Europa.

Será uma oportunidade para realçar a proximidade e a amizade que unem os nossos dois países, representadas em particular pela presença em França de uma comunidade luso-descendente muito grande, e em Portugal por um número crescente de cidadãos franceses, duas comunidades dinâmicas, itinerantes e ativas, que constituem um elo humano e cultural excecional entre os nossos dois países.

Apresentação

Acordada entre o Primeiro-Ministro português e o Presidente da República francesa em 2018, a Temporada Portugal-França 2022 terá lugar simultaneamente nos dois países entre 12 de fevereiro e 31 de outubro de 2022.
Esta Temporada Cruzada, que terá lugar durante a Presidência francesa do Conselho da União Europeia, será uma oportunidade para realçar a proximidade e a amizade que unem os nossos dois países, representadas em particular pela presença em França de uma comunidade luso-descendente muito grande, e em Portugal de um número crescente de cidadãos franceses, duas comunidades dinâmicas, itinerantes e ativas, que constituem um elo humano e cultural excecional entre os nossos dois países. Para além de um programa que destaca a Europa da Cultura, a Temporada Portugal-França 2022 deseja também assumir um compromisso concreto com os temas que nos unem e que os nossos dois países defendem na Europa do século XXI: a transição ecológica e solidária, nomeadamente através do tema do Oceano, a economia responsável e sustentável, a aposta nas energias renováveis, a igualdade entre mulheres e homens, o respeito pela diferença e os valores da inclusão.
Através de mais de 200 eventos, e com vista a alargar as bases da nossa cooperação, a Temporada Portugal-França pretende destacar as numerosas colaborações entre artistas, investigadores, intelectuais, estudantes e empresários, entre as nossas cidades e regiões, entre as nossas instituições culturais, as nossas universidades, as nossas escolas e as nossas associações: iniciativas que ligam de forma profunda e sustentável os nossos territórios e contribuem para a construção europeia.

A Temporada Portugal-França 2022, presidida por Emmanuel Demarcy-Mota, é organizada:
- em Portugal: pelo Camões, lnstituto da Cooperação e da Língua, I.P. – Ministério dos Negócios Estrangeiros, e pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) – Ministério da Cultura, com o apoio da Presidência do Conselho de Ministros (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género); do Ministério da Economia e da Transição Digital; do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; do Ministério da Educação; do Ministério do Ambiente e da Ação Climática; do Ministério do Mar; e da Embaixada de Portugal em França.

Comissária para Portugal: Manuela Júdice

- em França: pelo Institut français, com o apoio do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros; do Ministério da Cultura; do Ministério da Economia e das Finanças; do Ministério da Educação Nacional, da Juventude e do Desporto; do Ministério do Ensino Supeior, da Investigação e da Inovação; do Ministério da Transição Ecológica; do Ministério da Agricultura e da Alimentação; do Ministério do Mar; da Embaixada de França em Portugal e da rede de Alliances françaises de Portugal.

Comissária para a França: Victoire Di Rosa