"FERTILE FUTURES
Pavilhão de Portugal na Bienal de Arquitectura de Veneza de 2023 promove a última Assembleia de Pensamento em Porto Santo, nos dias 6 e 7 de outubro

Fertile Futures

Pavilhão de Portugal na Bienal de Arquitectura de Veneza de 2023 promove a última Assembleia de Pensamento em Porto Santo, nos dias 6 e 7 de outubro

Fertile Futures, a Representação Oficial Portuguesa na Bienal de Arquitectura de Veneza, promove a última Assembleia de Pensamento em Porto Santo, na Escola do Porto Santo, numa parceria com a Porta33, nos dias 6 e 7 de outubro. A próxima Assembleia de Pensamento de Fertile Futures, decorre na Escola do Porto Santo, em Porto Santo, numa parceria com a Porta33 e apresenta um programa de dois dias, a decorrer dias 6 e 7 de outubro.

O primeiro momento tem início na sexta-feira dia 6 de outubro às 10h00, com uma visita à Central Dessalinizadora do Porto Santo com o engenheiro Nuno Jorge Pereira. A participação é gratuita, mas necessita de inscrição prévia através do email: communication@fertilefutures.pt.

No sábado, dia 7 de outubro, entre as 10h00 e as 12h00 realiza-se uma caminhada guiada a alguns fontanários recuperados de Porto Santo com a engenheira Rubina Brito. Na parte da tarde, com início às 16h00 assistiremos às apresentações de Martinho Mendes, Nuno Jorge Pereira e Susana Fontinha, contando com a presença online das equipas de arquitetura Pedrêz e Ponto Atelier.

A sessão será seguida de um debate moderado por Ana Salgueiro e contará ainda com o lançamento da edição especial Umbigo–Fertile Futures com a presença de Andreia Garcia, António Néu, Elsa Garcia e Patrícia Coelho. Todo o programa é aberto público e de acesso gratuito, no fim teremos ainda uma Madeira de Honra. Fertile Futures problematiza a escassez da água doce, a partir de sete distintas hidrogeografias do território português. As cinco Assembleias de Pensamento que fazem parte do programa Fertile Futures são momentos de debate, sensibilização e mediação abertos ao público e de acesso gratuito. As quatro primeiras realizaram-se em Lisboa, Veneza, Braga e Faro, sendo a quinta e última em Porto Santo, nos dias 6 e 7 de outubro.

Organizada e comissariada pela Direção-Geral das Artes, a Representação Oficial Portuguesa na Bienal de Arquitectura de Veneza 2023, com curadoria de Andreia Garcia e curadoria adjunta de Ana Neiva e Diogo Aguiar, propõe discutir e apresentar estratégias para a gestão, reserva e transformação da água doce e contribuir para uma discussão que é comum e global, em resposta direta à convocatória de Lesley Lokko, curadora da 18a Exposição Internacional de Arquitectura – La Biennale di Venezia, que tem como título e tema “O Laboratório do Futuro”. Expandindo a existência efémera de uma representação nacional na Bienal de Veneza, Fertile Futures envolve as novas gerações no desenvolvimento de soluções para reservatórios de futuro e pretende defender, entre Portugal e Veneza, a pertinência do contributo da arquitetura no redesenho do futuro descarbonizado, descolonizado e colaborativo.

Para mais informações: communication@fertilefutures.pt