ATRAVESSAR
Coordenação por Mariana Lemos
Escola do Porto Santo — 2023

DULCE I

"Dulce" é um encontro dançado entre gerações e memórias. Uma mulher, uma aparição, uma ventania, um corpo que deseja instalar uma atmosfera pulsante de criação. Acontece no espaço da rua, da Ilha, da Casa e com pessoas de gerações tão distintas que, ao fazerem parte deste acontecimento, desperta-se o brilho nos olhos e uma possibilidade real de desfrutarem juntos com alegria, o tempo presente!

AULA ABERTA de DANÇA, CORPO E MOVIMENTO
VER GALERIA

CORPO LEVE LEVE

Sessões de trabalho de corpo, com jovens entre os 15 e os 20 anos, que partem do desejo de poder proporcionar uma experiência aberta de criação artística. A partir de um ambiente festivo e exploratório, nasce um espaço coletivo em que a dança, a música, a imagem visual e o desenho são modos de experimentar a criação. Com o intuito de colaborar e dar suporte a um caminho de autonomia do grupo, assim como contribuir para a construção de identidades com base em escolhas sensíveis, iniciamos este ATRAVESSAR lado-a-lado, numa fase estruturante da vida, como é a entrada na vida adulta.

Oficina de Voz e Canto
                                    com Cristina Clara
VER GALERIA

VOZ E CANTO

Oficina de Voz e Canto, por Cristina Clara, vocacionada para grupos da comunidade propõe um caminho de exploração do ritmo, improvisação e interpretação a partir da canção popular e dos recursos aportados pelos próprios grupos envolvidos, assim como referências da memória colectiva local. A oficina inclui exercícios de exploração da voz e do corpo como instrumentos de criação e interpretação individual e em grupo. O processo...

continuar a ler

Mariana Lemos — Dulce [performance]
VER GALERIA

DULCE II

"Dulce" é um encontro dançado entre gerações e memórias. Uma mulher, uma aparição, uma ventania, um corpo que deseja instalar uma atmosfera pulsante de criação. Acontece no espaço da rua, da Ilha, da Casa e com pessoas de gerações tão distintas que, ao fazerem parte deste acontecimento, desperta-se o brilho nos olhos e uma possibilidade real de desfrutarem juntos com alegria, o tempo presente!

Biografias

Mariana Lemos 1979/Brasil.
Vive e trabalha desde 2004 em Portugal. É bailarina, professora, criadora e mediadora cultural há vinte anos. Apaixonada por colaborações, acredita numa prática artística plural em que os feminismos, a música, a educação e a performance tecem um caminho de experiências que refletem-se na sua biografia de vida e trabalho. Desde 2004 integra a equipa de fundo do c.e.m - centro em movimento, de onde emerge a sua prática artística. Acompanhada por Sofia Neuparth, desenvolve projetos e criações com diferentes faixas etárias e contextos sociais. Licenciada em Dança no ano de 2002 (UNICAMP/BR), Mestre em Metodologias do Ensino da Dança no ano de 2010 (ESD/Lisboa). Foi bolsista da FCG - Fundação Calouste Gulbenkian (2013/15) no Curso de Comunicação das Artes do Corpo na PUC/SP/Brasil. Como performer e bailarina já colaborou com Madalena Victorino (Festival TODOS) e Luís Castro (Karnart). Fez parte do surgimento do Coletivo Lagoa (2017) e acompanhou o nascimento da BAILEIA: projeto de arte-educação de Clara Bevilaqua e Guilherme Calegari. Em 2020 cria a afárá realizações artísticas: produtora cultural dedicada às artes performativas, especialmente nas relações entre música e dança. Faz a ponte entre artistas e projetos que têm na experimentação a sua força motriz. Dançou ao lado de improvisadores como Thiago França, João Valinho, Carla Santana, Yedo Gibson, Rodrigo Brandão, Felipe Zenicola, Mariana Camacho, José Lencastre, Maria da Rocha e Mané Fernandes. Com a violoncelista Raquel Reis cria o dueto Inclinar em 2021. Ao lado de Lysandra Domingues, criou e produziu projetos interdisciplinares com gravação/edição de discos de música experimental, com: Luís Vicente, Luke Stewart, John Dieckmann, Onno Govaert, Rodrigo Amado, Hernâni Faustino, entre outros artistas. Em 2020, a convite de Ana Mira, participa do projeto Coalescer, da PORTA 33. Na continuidade do trabalho junto desta estrutura, atualmente coordena o projeto ATRAVESSAR, criando e interagindo artisticamente com a comunidade da ilha do Porto Santo.

Cristina Clara
Cantora e autora, é natural do Minho a norte de Portugal mas vive em Lisboa, cidade para onde se mudou em 2005. Foi na capital que se dedicou a estudar teatro, voz e canto. Interessa-se sobretudo por explorar os ritmos tradicionais, a poesia popular e a canção urbana de Lisboa e suas contemporâneas de Cabo Verde ou do Brasil. As afinidades entre as sonoridades dos 3 países fascinam-na mas também as diferenças e até os contrastes são a seu ver fonte de inspiração e riqueza. Desde 2020 que se dedicou a explorar instrumentos de percussão étnica tais como adufe, tracanholas e pandeiro quadrado que integra tanto nos seus concertos como nas oficinas. Como cantora lançou o seu disco de estreia -Lua Adversa- em 2021 distribuído pela Sony Music e desde então já atuou em palcos como Fado Café no NOS ALIVE, Há Fado no Cais no CCB ou Teatro da Trindade. Nestes últimos concertos partilhou o palco com convidados tais como Maria João (cantora luso-mocambicana), Maria Alice (cantora cabo-verdiana), Marco Mezquida (pianista espanhol) ou o Grupo de Batucadeiras Freirianas. Recentemente esteve na Casa de Portugal em S. Paulo no Brasil e na Atlantic Music Expo em Cabo Verde onde foi muito bem recebida pelo público e pela crítica.

VER MAIS:
DANÇA, CORPO E MOVIMENTO
com Mariana Lemos e Sónia Carvalho
13.02.2023 — 19H

abrir ligação

Clara Bevilaqua e Mariana Lemos
Ateliers de Movimento e Percepção
Residência Tesouros, Tralhas e Sombras


No âmbito do Coalescer, no espaço do corpo em movimento
Seminário contínuo e colectivo de desenho, dança e filosofia Concepção: Ana Mira PORTA33 - Fevereiro 2020 - Setembro 2021

abrir ligação

Logo República Portuguesa
Logo direcção Geral das Artes
Logo governo
Logo Secretaria cultura
porto santo
plano nacional das artes