Catarina Oliveira e Diana Policarpo
1ª Residência — Escola do Porto Santo
24 — 31 Outubro 2021
Catarina Oliveira | Diana Policarpo
Na primeira residência artística do projecto Sob a Turbulência, desenvolvida por Catarina
Oliveira, Diana Policarpo e Margarida Mendes durante a última semana de Outubro de 2021 em Porto
Santo, desenvolveram-se visitas de campo de estudo na ilha com o apoio de especialistas da área
da botânica, biologia e vulcanologia. As artistas e curadora do projecto partiram da caminhada
como um processo de investigação artística, tomando a ilha como um estúdio ao ar livre onde
poderão ser observados os múltiplos anéis da geo-história na sua diversa estratigrafia
geológica. Foram estudados fósseis e fragmentos das suas habitações prévias, desenvolvidos
exercícios de percepção sensorial expandida, e planeadas intervenções ao ar livre. Durante este
processo as artistas e curadora debateram projectos de investigação cientifica desenvolvidos na
ilha e Atlântico Norte; os ciclos de toxicidade, sedimentologia, e formas de conservação
ecológica; os métodos tradicionais de cultivo e utilização da flora local; bem como metodologias
pedagógicas.
Os dias, repletos de visitas ao exterior, possibilitaram um estudo mais aprofundado da
diversidade geológica da ilha, em que se debateu e investigou a dimensão do tempo profundo e
alterações geológicas ao longo das eras, contando com o apoio do vulcanólogo João Silva, bem
como uma sessão de esclarecimento sobre os usos medicinais e formas de conservação da flora
dunar com a investigadora Gina Brito. Por entremeio de visitas à Duna Fóssil, Pico Branco, Fonte
da Areia, Pico de Ana Ferreira e outros geo-monumentos da ilha, foram desenvolvidas propostas
diárias de exercícios de escuta expandida, explorando a capacidade da nossa percepção
ambiental.
Em paralelo às atividades de estudo e mapeamento da ilha, cada artista desenvolveu também a sua
pesquisa pessoal. Catarina Oliveira e Diana Policarpo estudaram a biodiversidade e usos da flora
local, tomando em atenção as propriedades de cura e a tinturaria natural. Fizeram-se sessões de
desenho ao ar livre para preparação de tecidos de tinturaria, e filmagens da infraestrutura
fabril dedicada ao crescimento de algas. Margarida Mendes aprofundou as suas leituras sobre a
obra da ecologista Rachel Carson, em particular tomando atenção aos ciclos da sedimentologia e
relações de ancestralidade oceânica.
Sob a Turbulência é um projecto educacional de pesquisa coletiva que parte de um conjunto
de
apresentações e residências artísticas, desenvolvendo uma reflexão sobre o cruzamento do
pensamento oceânico e as artes visuais. O mesmo ampliará as práticas de cada interveniente em
formatos que envolvem a ecologia e a pedagogia, numa série de workshops com as comunidades da
ilha. O material compilado nas residências de pesquisa e durante o processo de experimentação
pedagógica, resultará numa exposição colectiva a tomar lugar em 2023.
Catarina de Oliveira vive e trabalha em Lisboa. Em 2009, completou a licenciatura em Artes Plásticas da Goldsmiths College (UK), e em 2012 o mestrado em Artes Plásticas do Piet Zwart Institute (NL). Esteve recentemente em residência na Gasworks, em Londres com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi também artista em residência na Triangle France (FR), no Watermill Center (EUA) e na Kunsthuis SYB (NL), entre outras. Das exposições a solo e duo recentes, destacam-se “A Devorar o Contíguo” na Quadrum (PT), e “Né” no TANK Art Space (FR). Mostras colectivas recentes incluem “Extática Esfinge no CIAJG (PT), “ Terra Nubilus” na Aachen Kunstverein (NL), “Performance Day #2: Le Musée Permormé” em La Ferme du Buisson (FR).
Diana Policarpo vive e trabalha entre Lisboa e Londres. Estudou música no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, licenciou-se em Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design (ESAD) e tem um Mestrado em Artes Visuais pelo Goldsmiths College, da Universidade de Londres. É artista visual e compositora, actualmente a desenvolver a sua actividade artística entre as artes visuais, música electroacústica e a performance multimédia. O seu trabalho investiga cultura popular, saúde, política de género e relações interespécie justapondo a estruturação rítmica do som como um material tátil dentro da construção social da ideologia esotérica. Exposições individuais e screenings recentes incluem Thyssen-Bornemisza Art Contemporary (SP), Kunsthall Trondheim (NO), Galeria Municipal Porto (PT), Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia - MAAT (PT), CAV- Centro de Artes Visuais (PT), GNRation (PT, Kunsthall Oslo (NO), Galeria Lehmann + Silva (PT), Kunstverein Leipzig (DE), Galeria Francisco Fino (PT), Kunsthall Baden-Baden (DE), Whitechapel Gallery (UK), Xero, Kline & Coma (UK), Nottingham Contemporary (UK), Institute of Contemporary Arts (UK) e LUX - Moving Image (UK) . O seu trabalho também foi incluído em exposições colectivas no Querela/O Armário, Lisboa, PT (2021), Appleton Square, Lisboa, PT (2021); MACE, Elvas, PT (2020); MAAT, Lisboa, PT (Maio 2019); ARCOmadrid, Madrid, ES (2019); Fórum Arte Braga, PT (2019); Lisboa Soa, PT (2018); Chiado 8, Lisboa, PT (2018); Galeria Municipal do Porto, PT (2018), Galeria Francisco Fino, Lisboa, PT (2017), Tenderpixel Gallery, Londres, UK (2017); Mars Gallery, Melbourne, AU (2017), North Gallery, New Castle, UK (2016), Peninsula Gallery, Nova Iorque, USA (2015), W139, Amesterdão, NL (2015) e AN/DOR, Londres, UK (2014). Foi vencedora do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2019.