PAINT IT BLACK
Fernando Calhau e Michael Biberstein
Curadoria de Delfim Sardo
PORTA33 | FORTALEZA SÃO TIAGO — 04.1995
Fernando Calhau, Delfim Sardo, Michael Biberstein

PORTA33 — 04.1995

Fernando Calhau
Nasceu em Lisboa em 1948.
Vive e trabalha em Lisboa.
Com um percurso iniciado em 1968, o seu trabalho tem utilizado diversos suportes: a gravura, a fotografia (de 1973 a 1981), o filme em super 8 mm (1975 e 1976), o vídeo (1977 a 1979), a pintura, o desenho e a instalação.
Encontra-se representado nas colecções do Ministério da Cultura, Fundação de Serralves, Fundação Calouste Gulbenkian, Caixa Geral de Depósitos, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, entre outras.
Os trabalhos apresentados na Fortaleza de S. Tiago são obras inéditas; os desenhos apresentados na Porta 33 pertencem à série Diários, exposta pela primeira vez na Galeria Luís Serpa (Lisboa, 1993).

Michael Biberstein
Nasceu em 1948 em Solothurn, Suíça.
Tem dupla nacionalidade: Suíça e Americana. Estudou História de Arte no Swarthmore College, em Filadélfia, com David Sylvester.
Vive e trabalha em Portugal e na Suíça.
Tem efectuado regularmente exposições na Europa, das quais se nomeiam a participação na Dokumenta IX (Kassel), a participação na exposição Ernste Spiele Romanticism in German Art (Munchen), ou as individuais A Difícil Travessia dos Alpes (Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1995), The Apotheosis of the Human Spirit through the seeing of Landscape (Kunstverein Rheinlande und Westfalen, Dusseldorf).
Encontra-se representado nas seguintes colecções institucionais: Caixa Geral de Depósitos (Lisboa), Fundação de Serralves (Porto), FNAC, Fond Nacional de l'Art Contemporain (Paris), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Ludwig Forum fur Internationale Kunst (Aachen), Museum fur Heedendagse Kunst (Gent), Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (Lisboa), Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madrid), entre outras.

Delfim Sardo Nasceu em Aveiro em 1962 Vive e trabalha em Lisboa. Crítico de arte e comissário independente, é docente de Estética na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e professor no Arco, Centro de Arte e Comunicação Visual.